terça-feira, 20 de outubro de 2009

4 anos... Mais do mesmo?


Quatro anos... Quatro anos de Paulo Bento ao comando da equipa sénior do nosso Sporting, é hora de fazer um balanço...
O que temos hoje em dia?
Temos uma equipa com bastantes estrelas da academia, uma aposta muito forte na nossa formação, Paulo Bento é bom nisso, em apostar nos jovens, mas as minhas perguntas são: será que se o clube tivesse condições financeiras favoráveis, esta aposta continuava?! Será que PB poderia ser um treinador mais amado se tivesse melhores condições? E se tivesse um bom director desportivo a seu lado que até fosse alguém capaz de compreender as necessidades do técnico e do clube e os desejos dos adeptos e soubesse gerir os fundos que ainda existem(iam) para contratações!?
A minha explicação para isto é: o nosso Bento até não é mau rapaz, mas também não pode fazer milagres... É teimoso, muito, gosta de disciplina, e graças a esse seu feitio acontece que às vezes faz escolhas erradas... desvaloriza jogadores, não usa uns, desgasta outros... é de extremos...
O homem reclama, das arbitragens, do feitio de fulano e Sicrano, mas mal ou bem, o Sporting lá vai andando... meio coxo, de momento então nem se fala, mas vai...
Estreou-se com dois empates na Liga em 2005, ano em que não fomos campeões por um ponto de diferença para o FC Porto, indo, ainda assim, vencer à Luz por 3-1.
Ficando a um ponto do líder, na época seguinte as esperanças eram enormes, sendo que nesse ano PB consegue uma Taça e uma Supertaça de Portugal para o museu de Alvalade.
Na época seguinte, os resultados na Liga não foram os melhores, o 2º lugar parece ser a sina dos leões, e acabamos por perder a 1º edição da Taça da Liga frente ao Setúbal, nos penaltis. Ainda assim, trouxemos mais uma Taça de Portugal, sendo que nas meias finais tivemos aquele jogão contra o SLB em que ganhamos por 5-3 aos rivais vizinhos. Depois deste sofrimento (e que sofrimento foi este jogo) criamos novamente a ideia que no ano seguinte é que seriamos campeões... uma vez que nessa
época já tudo estava "decidido".
Estamos já na época 2008/2009 em que taças nem vê-las, campeonato, outra vez o quase... Taça de Portugal, fomos eliminados com o Porto num jogo que alguém diz que "perdemos com muita Paixão", Taça da Liga, perdida na final, com um erro de arbitragem que nem vamos discutir... Campeonato... Fc Porto é tetra campeão, e o Scp é o tetra Vice-Campeão. Neste ano conseguimos alcançar o nosso histórico na Champions indo até aos oitvos de final, mas saímos de mão na cara, com uma goleada tremenda frente ao Bayern Munique. Salve-se ainda que ganhámos, na fase de grupos, ao nesse ano vencedor da taça UEFA, o Shaktar Donetsk.
Com tudo isto... que balanço?!!
O meu é que o homem até tem ideias, mas depois falta sempre o "quase"... quase campeões, quase que vamos mais longe... E de "quases" estão os adeptos fartos...
No entanto, mudar de treinador agora não me parece solução. Acredito no homem, acredito que poderemos ter uma "cantera" vencedora e vejo em Paulo Bento o treinador ideal para o conseguir.
Saudações Leoninas...
Uma palavra ao mister: Força Paulo, ainda há muitos que te apoiam, não os desiludas.

5 comentários:

Mikos disse...

Excelente análise ao trabalho de Paulo Bento...na minha opinião PB tem o seu feitio, é teimoso, é casmurro mas duvido que José Mourinho com as condições que PB tem no Sporting (leia-se falta de investimento, comparado com os adversários directos) fizesse melhor.
PB é o ÚNICO a dar o peito ás balas, o ÚNICO a defender o Sporting das atrocidades que têm sido feitas ao nosso clube por arbitragens inqualificáveis.
É um homem com H grande! com fibra e se todos os jogadores tivessem essa fibra de certeza que éramos campeões já há algum tempo, mesmo com menos investimento.
O homem tem feito milagres, tem ganho titulos e só ainda não foi campeão porque fomos escandalosamente roubados em jogos cruciais.
Ponham a mão na conciência, o mal do clube são os directores (não o Presidente) não é Paulo Bento!

SL

Francisco disse...

Saudações

Concordo com quase tudo dito pela loirinha e pelo Mikos mas não consigo defender o Paulo Bento na teimosia da titularidade do Polga;no facto do "nosso Hulk"(Simon)não ser 2º avançado e no facto de o Matí não marcar os livres e as grandes penalidades.(cada vez que o Moutinho corre para a marca do 11 metros o meu coração pára.)
Eu ainda acredito Paulo.Não sei por quanto tempo,mas acredito.

Um Abraço

Catiiii disse...

Parece impossivel eu dizer isto mas...
No domingo eu não consegui ver o penalti do Meu Moutinho.
E pa defender o "meu menino" eu tou sempre pronta...
SL

Carlos disse...

até que enfim que alguem defende as minhas ideias! quando salientava tudo de bom q ele vez por nos, quase me matavam. fico contento por ver que começo a ter apoio! FORÇA PAULO BENTO

Tiagomfc disse...

eu sempre o apoiei mas acho que ja chega...